GIOVANNI FONTANA
( Itália )
Giovanni Fontana (nascido em 1946) é um poeta, artista performático, autor e editor italiano.
Fontana nasceu em Frosinone , Lazio . Há quarenta anos lida com linguagens multicódigo, técnicas intermediárias, poesia sonora e poesia visual .
Interessado na relação entre as artes, chegou a uma nova concepção de texto e teorizou os conceitos de "poesia pré-textual" e de "poesia epigenética". Suas composições visuais se apresentam como partituras reais, como pré-textos para atingir uma dimensão performática. A partir da segunda metade da década de 1960, ele tem experiência de teatro com grupos de arte dramática. Em 1968 fundou uma pequena companhia de teatro experimental. Para o teatro escreveu textos e também trabalhou como cenógrafo e músico. Seus primeiros poemas visuais datam dos anos de 1966 a 1968 e se desenvolvem paralelamente às experimentações sonoras em fita magnética, que mais tarde foram usadas no teatro (1968 a 1972).
Biografia: en.m.wikipedia.org
IMAGINÁRIOS DE RUPTURAS / POÉTICAS VISUAIS. Org. Fernando Aguiar; Jorge Maximino. Lisboa: Insituto Piaget, 2002. 88 p. ilus. p&b "Bienal Internacional de Poesia do Douro e Vale do Côa".
Ex. bibl. Antonio Miranda
*
VEJA mais POESIA VISUAL em nosso PORTAL DE POESIA:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/poesia_visual.html
Página publicada em agosto de 2021
|